O que é criptomoeda?
Criptomoeda é basicamente um moeda digital que é gerenciado usando um dos mais técnicas avançadas de criptografia chamado criptografia. A primeira criptomoeda conhecida como Bitcoin (BTC) foi introduzida em 2009. Mas foi apenas em 2013 que o Bitcoin realmente capturou a atenção do público. Durante esse ano, o Bitcoin negociou um recorde de US $ 266 por Bitcoin. Atualmente, é negociado em torno de US $ 10.000, enquanto outras criptomoedas semelhantes ao Bitcoin, como Ethereum, Dogecoin e Litecoin, também foram destacadas..
No entanto, as opiniões sobre criptomoeda são divididas, especialmente depois que o valor do Bitcoin saltou 50% após os rumores de que o moeda digital vai explodir. Embora existam muitas vantagens para a criptomoeda, muitos economistas e especialistas financeiros tradicionais acreditam que a criptomoeda é um desastre e, eventualmente, irá pelo ralo. Mas, aí o pensamento não impediu as pessoas de investirem na criptomoeda. Atualmente, o Bitcoin está avaliado em cerca de 2 bilhões no mercado financeiro.
Obtenha o mais rápido
Prós de criptomoeda
Existem muitas vantagens da criptomoeda sobre o tecnologia de moeda tradicional. Vamos dar uma olhada em alguns dos mais importantes para ajudar você a entender por que você pode investir em criptomoeda.
Potencial maciço para devoluções
Segundo as estatísticas, se você investisse US $ 1.000 em bitcoin em 2013, valeria mais de US $ 400k hoje. Ofertas iniciais de moedas (ICO) permitiram aos investidores obter retornos enormes em um curto período de tempo. Stratis, que levantou US $ 600 mil durante sua ofertas iniciais de moedas em 2016, houve um aumento de 63.000% no preço.
Portanto, não é difícil começar a pensar em investir em criptomoeda quando você vê esse retorno do pequeno investimento tão rapidamente.
Prova de Fraude
Uma das maiores vantagens da criptomoeda sobre a moeda real é que ela é totalmente à prova de fraude. Criptomoedas como bitcoin operam no tecnologia blockchain que é basicamente um registro global descentralizado de todas as transações de bitcoin já feitas. Devido à sua natureza descentralizada, a criptomoeda não pode ser revertida ou falsificada aleatoriamente pelo remetente, como é o caso das devoluções de cartão de crédito.
Sem roubo de identidade
Se, por algum motivo, você der o seu cartão de crédito a um comerciante, na verdade, você estará dando acesso a toda sua linha de crédito, mesmo que a transação seja feita por uma pequena quantia. Os cartões de crédito funcionam em um "puxar”, Em que o vendedor inicia o pagamento e retira (puxa) o valor designado da conta. Enquanto a criptomoeda opera em um "empurrar”, Que permite ao usuário enviar a quantia exata que deseja enviar ao destinatário sem nenhuma informação adicional sobre o usuário.
Por isso, os cartões de crédito geralmente resultam em fraude, principalmente quando você entrega seu cartão de crédito para fazer transações. Você basicamente tem controle zero sobre todo o processo de pagamento. Mas quando falamos de criptomoeda, o usuário controla tudo. Os usuários podem enviar a quantia necessária ao destinatário sem revelar informações adicionais sobre si mesmos.
Processamento rápido
Ao comprar imóveis, você deve lidar com diferentes partes (advogados, notário), pagamentos e atrasos. De muitas maneiras, a criptomoeda é como um grande diretório de direitos de propriedade. Criptomoeda como bitcoin pode ser projetada e aplicada para adicionar ou remover aprovações de terceiros ou ser concluída em um determinado período de tempo por uma fração do custo e tempo necessários para concluir uma transferência tradicional de ativos.
Como a maioria das criptomoedas opera com tecnologia blockchain, permite criar contatos virtuais e eliminar aprovações de terceiros que podem prolongar o tempo da transação.
Taxas mais baixas de transações
Não há taxas de transação em trocas de criptomoedas uma vez que os mineiros são pagos pela rede. Enviar e receber pagamento em criptomoeda é muito mais acessível que a moeda real. Mesmo que não haja taxa de transação, alguns trocas de criptomoedas como a Coinbase cobram alguma taxa, mas são muito mais baixas do que as cobranças normais de transação em moeda. Esse cenário é semelhante ao que o PayPal faz para usuários de cartão de crédito; esses serviços de terceiros fornecem sistema de troca on-line para criptomoeda e provavelmente cobram por isso. No entanto, é interessante ver que o PayPal não permite transações de bitcoin.
Acesso a todos
A criptomoeda não é regulamentada e descentralizada, dando acesso a todo o mundo. Como é mais acessível para nós do que a moeda fiduciária, agora mais e mais usuários estão usando criptomoeda para efetuar pagamentos, incluindo aqueles que não têm acesso on-line ao sistema de pagamento tradicional. Um ótimo exemplo disso é o do sistema M-PESA do Quênia, uma transferência de dinheiro baseada em dispositivos móveis que anunciou recentemente um dispositivo de bitcoin, resultando em cada um dos três quenianos agora possuindo uma carteira de bitcoin.
Contras da criptomoeda
Embora a criptomoeda tenha tantos benefícios para uma pessoa normal, ela também apresenta uma série de desvantagens. No entanto, essas desvantagens não parecem ameaçadoras, elas ainda precisam ser abordadas para entender melhor o que existe na criptomoeda para todos nós. Então, aqui estão algumas desvantagens da criptomoeda que descobrimos ao conhecê-la:
Falta de conhecimento
Como a criptomoeda é totalmente direcionada pela tecnologia, muitas pessoas não têm idéia de como ela funciona. Devido à falta de conhecimento em criptomoeda, há um grande nível de ceticismo e dúvida na mente de todos sobre isso.
Suponha que você não tenha o conhecimento certo sobre criptomoeda e tente investir nela, poderá perder muito, e eu quero dizer muito dinheiro fazendo isso. Então, novamente, é um negócio arriscado se você não souber o básico sobre o que é criptomoeda.
Falta de segurança
Não há uma maneira perfeita de proteger seus bitcoins contra erros humanos básicos, falhas técnicas ou fraudes fiduciárias. Segundo as estatísticas, 25 das 50 empresas baseadas na Web que se ofereceram para trocar bitcoins por outras moedas regulares faliram. O relatório também afirma que a vida útil média de uma troca de bitcoin é um pouco mais de um ano, com 30% de chance de uma nova troca fechar dentro de um ano após a abertura.
Como essas criptomoedas não são regulamentadas por nenhuma associação financeira, não há segurança para o dinheiro e não há nada que você possa fazer se perder seu dinheiro.
Escala limitada
O design do sistema de criptomoeda limita a velocidade e o número de transações que podem ser processadas. Isso significa que é improvável que a criptomoeda substitua o transações tradicionais com cartão de crédito em breve. Atualmente, o Ethereum é a única rede que lida com pouco mais de meio milhão de transações por dia, enquanto o bitcoin lida com mais da metade delas. Esses números acabarão por aumentar à medida que a criptomoeda continuar crescendo em popularidade nos próximos anos. À medida que sua popularidade aumenta, eles precisamescala”Para atender às necessidades de sua crescente base de usuários. Sem redimensionamento, mais e mais usuários chegarão e o sistema ficará lotado e caro de usar. No momento, o dimensionamento se tornou um assunto muito importante para a criptomoeda, que precisa ser resolvido o mais rápido possível.
Falta de aplicativos
Embora seja realmente surpreendente ver o uso da criptomoeda em transações ilegais, é fundamental que saibamos o quão útil é realmente a criptomoeda. Pode ser preocupante para as moedas tradicionais e os sistemas de pagamento on-line, mas a criptomoeda precisará de aplicativos para a criação de contatos eletrônicos complexos e baratos. transferências internacionais de dinheiro, ou usar transferências de micropagamentos ou campanhas de captação de recursos.
Regulamento aumentado
Embora apenas diretrizes básicas estejam sendo fornecidas, as agências policiais já rotulam as criptomoedas como um enorme esquema de lavagem de dinheiro 'e estão aprovando algumas regulamentações rígidas que reduziriam o valor da moeda. Devido a essas regulamentações rigorosas, investidores e comerciantes devem investir em criptomoeda com mais cautela. Ser cauteloso com relação a quais atividades de criptografia você realiza ou participa, permitirá que você se proteja e aos outros e inspire um ecossistema muito mais confiável.
Incerteza
Assim como qualquer nova tecnologia, há muita incerteza em torno da criptomoeda. E como os bancos e as organizações governamentais são totalmente contra essa moeda, as pessoas também temem usá-la. Depois, há o medo de todo o sistema explodir e as pessoas perderem todo o seu dinheiro.
Quando falamos sobre bitcoin, ele também enfrentou muitos problemas de segurança em relação à criptografia e backup de carteira. No entanto, o melhor segurança de bitcoin A opção para backup e criptografia de carteira está usando uma VPN confiável. VPN não é apenas a melhor ferramenta para privacidade na internet mas também é um dos técnicas de criptografia mais avançadas para criptomoedas como bitcoin.
Para investir em criptomoedas como bitcoin da maneira certa, você precisará aprender um pouco sobre o que é bitcoin, onde é usado e como obtê-lo.
Conclusão
Criptomoeda é um conceito inovador, mas amador, que pode potencialmente perturbar todo mercado financeiro. Embora tenha um longo caminho a percorrer, é verdade que a criptomoeda chamou a atenção de todos em um curto espaço de tempo. Sempre existem vantagens e desvantagens em cada nova inovação. Para poder fazer o melhor uso possível, precisamos examinar os dois lados antes de tomar qualquer decisão. Com a criptomoeda, não é apenas a tecnologia, mas a aceitação global dela que fez a diferença. Somente o tempo dirá o que o futuro reserva para essa inovação.