Todos nós sabemos sobre VPNs até agora - eles são uma ferramenta que permite falsificar sua localização virtual com um endereço IP diferente. A crescente popularidade das VPNs é alimentada por uma preocupação geral entre as massas sobre os serviços de privacidade e streaming digital, como Netflix.
Há outra ferramenta que consegue o mesmo, e é chamada Tor. A VPN e o Tor são bastante semelhantes no objetivo que alcançam, mas no fundo são diferentes. O que muitas pessoas não sabem é que elas podem ser usadas juntas para alcançar um nível ainda maior de privacidade.
Contents
História do Tor
Tor significa Rede de Cebola. Foi um projeto do Laboratório de Pesquisa Naval dos EUA (NRL) para desenvolver uma maneira de proteger as comunicações. O princípio básico envolve vários nós em uma rede que retransmitem informações até que a solicitação chegue ao seu destino - e retorne.
Anos mais tarde, duas pessoas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts começaram a trabalhar no Tor com a rede Onion como estrutura. Houve várias implementações da rede Onion, mas o Tor é o projeto mais popular e mais usado.
Tor vs VPN - Entendendo as diferenças
A conexão com um serviço VPN transfere a responsabilidade de rotear suas solicitações de Internet para o servidor VPN em vez do seu provedor de serviços de Internet (ISP). Efetivamente torna você anônimo na internet com o endereço IP emprestado pelo servidor.
Tor funciona de maneira semelhante, mas diferente na execução. Tor é uma rede de muitos nós que são pessoas que se ofereceram para fazer parte dele. Esses nós são pessoas reais em todo o mundo que configuraram seus dispositivos para retransmitir solicitações para o próximo nó na rede. No total, existem três nós que trabalham para atendê-lo.
O Tor é acessado através do navegador chamado Tor Browser. Não é complicado configuração Tor, o que o torna acessível para o usuário médio.
Quando você abre um site por meio do Tor, a solicitação é criptografada e enviada ao primeiro nó (Nó de Entrada). O nó de entrada verifica as solicitações e envia para o segundo (nó do meio), que passa a solicitação para o terceiro nó (nó de saída). O nó de saída desembrulha a solicitação criptografada e a envia para o endereço correto e depois a retorna.
Esse processo de solicitação que percorre várias camadas representa uma camada de cebola - daí o nome Onion Network. A desvantagem de usar o Tor é a velocidade. Como as solicitações precisam ir e voltar de vários nós, a latência é afetada.
Benefícios do uso do Tor com VPN
A solicitação viaja criptografada na rede do Tor até ser descriptografada no nó de saída. O nó de entrada não pode ver sua solicitação, mas conhece seu endereço IP porque você estabelece uma conexão direta. A conexão ao FastestVPN estabelecerá uma conexão com um servidor VPN e a solicitação passará - criptografada - primeiro para o servidor e depois entrará na rede Tor. O resultado é que o Nó de Entrada não vê sua identidade nem sabe o que você está tentando visitar.
Tudo se resume a confiar no seu provedor de VPN na capacidade de manter suas atividades privadas. O FastestVPN possui uma política de zero logs; uma política que dite as atividades do usuário nunca será gravada ou vendida a terceiros.
Como configurar o Tor Over VPN:
- Baixe o Navegador Tor para sua plataforma em aqui.
- Siga o processo de instalação e instalação completa.
- Baixar Aplicativo FastestVPN para o seu dispositivo.
- Execute a instalação, e inicie o aplicativo VPN depois de instalado.
- Conecte-se a qualquer servidor. É recomendável que você conectar ao servidor mais próximo para melhor desempenho.
- Inicie o Navegador Tor e começar a navegar
Você pode acessar www.whatismyipaddress.com para verificar seu endereço IP. Se o endereço mostrar um local diferente do seu físico e do servidor VPN ao qual você está conectado, você estará roteando com sucesso pela rede Tor.
Conclusão
Devido à sua capacidade de mantê-lo anônimo online, o Tor é conhecido por atividades ilegais. A Dark Web é a parte da internet que não é indexada pelos mecanismos de busca. O uso do Tor pode potencialmente disparar um alarme de que você está fazendo algo ilegal, mesmo que esteja usando apenas para contornar a restrição geográfica. O uso da VPN impedirá que, ao bloquear o ISP, saiba que você é o Tor.
FastestVPN é uma VPN com registro zero que garante sua privacidade. Usar a VPN com o Tor é a melhor maneira de cobrir pequenas desvantagens na função do Tor.